terça-feira, 4 de junho de 2013

o Laboratório de educação Matemática



Segundo Lorenzato (2006), um Laboratório de Ensino e aprendizagem de Matemática (LEM) deve ser composto de materiais que desafiam o raciocínio lógico-dedutivo (paradoxos, ilusões de ótica) nos campos aritmético, geométrico, algébrico, trigonométrico, estatístico.

O LEM pode ser um espaço especialmente dedicado à criação de situações pedagógicas desafiadoras e para auxiliar no questionamento de situações previstas pelo professor em seu planejamento, mas imprevistas na pratica, devido aos questionamentos dos alunos durante as aulas. Nesse caso, o professor pode precisar de diferentes materiais com fácil acesso. Enfim, o LEM, nessa concepção, é uma sala-ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensar matemático, é um espaço para facilitar, tanto ao aluno como ao professor, questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e concluir, enfim, aprender e principalmente aprender a aprender (LORENZATO, 2006, p. 6).

De modo geral, segundo Lorenzato (2006), o LEM deve ser composto por:
a.    Livros didáticos;
b.    Livros para-didáticos;
c.    Livros sobre temas matemáticos;
d.    Artigos de jornais e revistas;
e.    Problemas interessantes;
f.     Questões de vestibulares;
g.    Registros de episódios da historia da matemática;
h.    Ilusões de ótica, falácias, sofismas e paradoxos;
i.      Jogos;
j.      Quebra-cabeças;
k.    Figuras;
l.      Sólidos;
m.   Modelos estáticos ou dinâmicos;
n.    Quadro, murais ou pôsteres;
o.    Materiais didáticos industrializados;
p.    Materiais didáticos produzidos pelos alunos e professores;
q.    Instrumentos de medidas;
r.     Transparências, fitas, filmes, softwares;
s.    Calculadoras;
t.      Computadores;
u.    Materiais e instrumentos necessários à produção de materiais

 BIBLIOGRAFIA

LORENZATO, S. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.

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