Para
entender quando será o melhor momento de se utilizar um determinado material
didático no ensino aprendizagem de matemática, primeiramente será necessário
compreender as diferentes funções e classificações que esse pode ter.
E
para Bezerra (1962) dentre as principais funções do MD podemos classificar em:
a. Motivadora: Com exceção de algum
material didático instrumental, todos têm uma função motivadora. Empregado com
propriedade, o Material didático torna-se fonte de recursos motivadores, a qual
permite ao mestre despertar e manter o interesse dos alunos pela matéria.
Grande número de quadros murais e de outros materiais didáticos tem função
quase que exclusivamente motivadora.
b. Auxiliadora da apresentação da matéria: Embora
existam os que não acreditem na sua eficácia, ou mesmo na conveniência de seu
emprego, parece-nos que o material didático é de grande aplicação como auxiliar
das explicações do professor quer nos cursos ginasiais, cientifica ou mesmo de
nível superior.
c. Fixadora: É
de grande valor o emprego do material didático para auxiliar a fixação da
aprendizagem. E ainda segundo Bezerra (1962), podemos classificar os diferentes
tipos de materiais didáticos existentes em:
-
Material didático industrial ou de
trabalho: quadro-negro, giz, apagadores, réguas, esquadros, réguas de
calculo, calculadoras, softwares educacionais, etc.
- Material didático
informativo: livros textos, livros didáticos de
matemática ou relacionados com a matéria, formulários, livros de exercícios,
revistas, etc.
- Material didático ilustrativo
ou descritivo: desenho, esquemas, quadros murais, modelos,
gravuras, gráficos, projetores audiovisual, televisão, etc.
- Material didático
analítico ou de observação: modelos de sólidos geométricos, figuras
planas, etc.
- Material didático experimental
ou demonstrativo:
I. De uso do professor:
aparelhos simples para auxiliar a demonstração de diversos teoremas da
geometria; aparelhos para explicar a geração de sólidos, ou a variação das
linhas trigonométricas, ou a equivalência de áreas; material para o ensino do
sistema métrico, material para auxiliar a explicação de diferentes assuntos de
álgebra, geometria, etc.
II. De uso do aluno: aparelhos
que possam auxiliar os alunos na compreensão de conceitos matemáticos, como o
Bloco-fração, o Geo-plano, o números em cores,
o ábaco, algebloc, etc.
BIBLIOGRAFIA:
BEZERRA, M.J. O
material didático no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Globo, 1962.
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