terça-feira, 4 de junho de 2013

Material Didático

Para entender quando será o melhor momento de se utilizar um determinado material didático no ensino aprendizagem de matemática, primeiramente será necessário compreender as diferentes funções e classificações que esse pode ter.
E para Bezerra (1962) dentre as principais funções do MD podemos classificar em:
a.      Motivadora: Com exceção de algum material didático instrumental, todos têm uma função motivadora. Empregado com propriedade, o Material didático torna-se fonte de recursos motivadores, a qual permite ao mestre despertar e manter o interesse dos alunos pela matéria. Grande número de quadros murais e de outros materiais didáticos tem função quase que exclusivamente motivadora.
b.    Auxiliadora da apresentação da matéria: Embora existam os que não acreditem na sua eficácia, ou mesmo na conveniência de seu emprego, parece-nos que o material didático é de grande aplicação como auxiliar das explicações do professor quer nos cursos ginasiais, cientifica ou mesmo de nível superior.
c.    Fixadora: É de grande valor o emprego do material didático para auxiliar a fixação da aprendizagem. E ainda segundo Bezerra (1962), podemos classificar os diferentes tipos de materiais didáticos existentes em:
- Material didático industrial ou de trabalho: quadro-negro, giz, apagadores, réguas, esquadros, réguas de calculo, calculadoras, softwares educacionais, etc.
- Material didático informativo: livros textos, livros didáticos de matemática ou relacionados com a matéria, formulários, livros de exercícios, revistas, etc.
- Material didático ilustrativo ou descritivo: desenho, esquemas, quadros murais, modelos, gravuras, gráficos, projetores audiovisual, televisão, etc.
- Material didático analítico ou de observação: modelos de sólidos geométricos, figuras planas, etc.
- Material didático experimental ou demonstrativo:    
                          I.    De uso do professor: aparelhos simples para auxiliar a demonstração de diversos teoremas da geometria; aparelhos para explicar a geração de sólidos, ou a variação das linhas trigonométricas, ou a equivalência de áreas; material para o ensino do sistema métrico, material para auxiliar a explicação de diferentes assuntos de álgebra, geometria, etc.
                         II.     De uso do aluno: aparelhos que possam auxiliar os alunos na compreensão de conceitos matemáticos, como o Bloco-fração, o Geo-plano, o números em cores,  o ábaco, algebloc, etc.
              

 BIBLIOGRAFIA:

BEZERRA, M.J.  O material didático no ensino da matemática. Rio de Janeiro: Globo, 1962.

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