terça-feira, 4 de junho de 2013

O Ábaco



O ÁBACO

O ábaco de pinos é um material utilizado como recurso para o trabalho de matemática, para desenvolver atividades envolvendo o Sistema de numeração Decimal, a base 10 e o valor posicional dos algarismos, além das 4 operações. Este material é de origem oriental e tem como referência as contagens realizadas por povos antigos.



            No ábaco, cada pino equivale a uma posição do Sistema de Numeração Decimal, sendo que o 1º, da direita para esquerda representa a unidade, e os posteriores representam a dezena, centena, unidade de milhar e assim por diante.

 
O funcionamento é muito simples, cada vez que se agrupam 10 peças em um pino, deve-se retirá-las e trocá-las por uma peça que deverá ser colocada no pino imediatamente à esquerda, esta peça representará 1 unidade da ordem seguinte.
Os principais objetivos desse material é o de construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações problemas que envolvam contagem, além de compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos.
O ábaco é um material didático experimental ou demonstrativo de uso do aluno, poder industrial, ou seja, adquirido em lojas especializadas, ou confeccionado pelo próprio professor (um pedaço de madeira e três ou mais pinos de madeira), a vantagem de ser confeccionado é que o professor pode construí-lo com quantas ordens achar necessário. É um material de uso individual.
Atividade Proposta
            A primeira atividade proposta é que o aluno some 15 + 8

Lembrando que nunca se deve deixar mais de 10 unidades em um pino!

Após varias atividades deste tipo, e que o aluno já tenha entendido o conceito de adição, já se pode trabalhar com a subtração, que envolve o raciocínio inverso ao da adição.
            Agora proponha que o aluno realize a seguinte subtração 14 - 3

Esta primeira é bem simples, mas há casos em que ela requer uma troca reversa, ou seja, no caso de não ser possível a subtração, deve-se retirar 1 unidade da casa seguinte, e transformar em 10 unidades da casa anterior. Um exemplo deste tipo de subtração é 21 – 6.

O trabalho com a centena e unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a diferença das quantidades, que também pode requerer um trabalho mais apurado por conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores.
      Bilbliografia:
Kusuki, L. R. Desenvolvimento e utilização de material didático no ensino e aprendizagem da matemática: porque, quando e como utilizar material didático. Tese de conclusão de curso de graduação, Universidade de Sorocaba, 2010.


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