O ÁBACO
O
ábaco de pinos é um material utilizado como recurso para o trabalho de
matemática, para desenvolver atividades envolvendo o Sistema de numeração
Decimal, a base 10 e o valor posicional dos algarismos, além das 4 operações.
Este material é de origem oriental e tem como referência as contagens
realizadas por povos antigos.
No ábaco, cada pino equivale a uma
posição do Sistema de Numeração Decimal, sendo que o 1º, da direita para
esquerda representa a unidade, e os posteriores representam a dezena, centena,
unidade de milhar e assim por diante.
O
funcionamento é muito simples, cada vez que se agrupam 10 peças em um pino,
deve-se retirá-las e trocá-las por uma peça que deverá ser colocada no pino
imediatamente à esquerda, esta peça representará 1 unidade da ordem seguinte.
Os
principais objetivos desse material é o de construir o significado de Sistema
de Numeração Decimal explorando situações problemas que envolvam contagem, além
de compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos.
O
ábaco é um material didático experimental ou demonstrativo de uso do aluno,
poder industrial, ou seja, adquirido em lojas especializadas, ou confeccionado
pelo próprio professor (um pedaço de madeira e três ou mais pinos de madeira),
a vantagem de ser confeccionado é que o professor pode construí-lo com quantas
ordens achar necessário. É um material de uso individual.
Atividade Proposta
A primeira atividade proposta é que
o aluno some 15 + 8
Lembrando
que nunca se deve deixar mais de 10 unidades em um pino!
Após
varias atividades deste tipo, e que o aluno já tenha entendido o conceito de
adição, já se pode trabalhar com a subtração, que envolve o raciocínio inverso
ao da adição.
Agora proponha que o aluno realize a
seguinte subtração 14 - 3
Esta
primeira é bem simples, mas há casos em que ela requer uma troca reversa, ou
seja, no caso de não ser possível a subtração, deve-se retirar 1 unidade da
casa seguinte, e transformar em 10 unidades da casa anterior. Um exemplo deste
tipo de subtração é 21 – 6.
O
trabalho com a centena e unidade de milhar é semelhante, tendo apenas a
diferença das quantidades, que também pode requerer um trabalho mais apurado
por conta da abstração da quantidade e do reconhecimento dos valores.
Bilbliografia:
Kusuki, L. R. Desenvolvimento e
utilização de material didático no ensino e aprendizagem da matemática:
porque, quando e como utilizar material didático. Tese de conclusão de curso de graduação,
Universidade de Sorocaba, 2010.
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